Buscar
  • Zinário Silva

Sistema de informações logísticas



A função básica de um SI é o processamento de dados. Codificando, manipulando, classificando e consolidando, os dados são transformados em informações essenciais para a elaboração de relatórios e para a tomada de decisões logísticas. Existem alguns processos dentre os quais os principais são.

Código geográfico: onde os dados de clientes, fornecedores e depósitos estão ligados à sua localização. Como a logística relaciona seus fluxos de produtos ou serviços em pontos geográficos, este processo é importante.

Previsão: projetando tendências históricas, como vendas, materiais, custos e necessidades, essa é mais uma atividade do processamento de dados, transformar para fazer previsões dos dados históricos.

Análise estatística: sem tentar aperfeiçoar soluções de problemas logísticos, está parte do processo somente transforma os dados.

As tecnologias no processo logístico seguem as mais diversas aplicações, todas visando o aprimoramento dos resultados para as organizações.

Os sistemas de informações organizacionais atuam como elos entre as atividades logísticas disponíveis em um processo devidamente integrado. Dessa forma, o uso da TI confere uma vantagem para as empresas que desejam diferenciar-se no mercado em que atuam e no contexto concorrencial no qual estão inseridas.

A transferência e o gerenciamento eletrônico das informações permitem as empresas reduzir seus custos mediante a melhorar coordenação. Além disso, possibilitam também a prestação de um serviço de maior qualidade, devido, principalmente, à melhoria da oferta de informações aos clientes.

7 visualizações0 comentário