Buscar
  • Zinário Silva

Sistema de gestão de armazéns (WMS)


Para as organizações, as operações de gestão de armazéns sempre foram bastante complexas para os controles existentes no passado. Com a aplicação da diversidade de produtos e, consequentemente, o número de itens em estoque, as operações de armazenagem passaram a exigir uma ferramenta de TI que controlasse mais que a entrada, saída e localização física das mercadorias, mas também fornecesse agilidade à gestão do armazém ou centro de distribuição e permitisse a aplicação das operações sem o comprometimento do nível de serviço prestado.

O Warehouse Management System (WMS), ou seja, sistema de gerenciamento de armazém, trabalha com a integração de hardware, software e equipamentos periféricos para gerenciar espaço físico, estocagem, armazenagem, equipamentos e mão de obra em centro de distribuição (CD/armazém).

O WMS pode ser definido como um sistema de gestão de armazéns ou CDs que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário.

6 visualizações0 comentário