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  • Zinário Silva

Previsão de demanda




A demanda ou procura é a busca por parte dos consumidores ou clientes de bens e/ou serviços. A determinação da demanda ou previsão de serviços a serem executados, principalmente nos transportes, é realizada a partir de fatores externos que a afetam.

Independente da área em que atua ou da finalidade dos serviços que presta, uma organização está sujeita às leis do mercado. Estes podem ser mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita.

Para determinar a demanda é importante iniciar uma análise das estruturas de mercado a partir da concorrência perfeita, que se mostra, do ponto de vista do consumidor, como o modelo ideal.

Segue algumas características abaixo:

Há grande número de compradores e vendedores.

Os preços são determinados pelas leis de mercado, e as empresas sozinhas não conseguem influenciar preços.

Há conhecimentos claros das informações e características dos competidores e do mercado.

Não há barreiras para a entrada e a saída de participantes do mercado, há livre mobilidade.

Segundo o modelo de estrutura é o da concorrência imperfeita que se subdivide em: monopólio e oligopólio. O que caracteriza o monopólio é a existência de um único ofertante dos serviços, que determina níveis de produção, preço e qualidade desses serviços. Analisando o ponto de vista global, dificilmente encontraremos um exemplo para caravterizá-lo, mas existem nichos de mercados que são controlados por uma única empresa, principalmente quando envolve estatais ou concessionárias do serviço de transporte.

No oligopólio, encontramos como característica básica um pequeno número de ofertantes do serviço que controlam a grande fatia do mercado. Como são independentes em suas estratégias, o movimento de um com certeza será inibido ou derrubado por outro concorrente. Nesse sentido, a aproximação entre os concorrentes evitando guerra de preços é muito comum.

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