Buscar
  • Zinário Silva

Importância da avaliação e análise de custos



Para qualquer empresa, é de suma importância ter conhecimento do seu custo operacional. E se ponderamos a logística, não é diferente. Dentro das funções logísticas, podemos destacar o controle e a administração de seus custos. A relação de um nível de serviço desejado pelos clientes com um baixo custo.

Porém, qualquer problema enfrentado pelos clientes demanda um maior serviço, já que não estão dispostos a pagar a mais por isso, uma vez que o preço qualifica o Nível de Serviço, sendo um diferenciador no mercado. Com o mercado com uma concorrência acirrada, é complicado até mesmo manter a fidelidade de clientes antigos.

No entanto, é relevante ressaltar que, para formular preços de venda, é preciso apurar, controlar e analisar os custos do negócio. Caso esse levantamento não seja apontado, a empresa poderá ter comprometido a sua continuidade nas operações, correndo o risco de alocar mais custos em determinadas áreas e menos em outras, provocando um desequilíbrio nos preços de venda, afetando o cliente final.

Com a concorrência global e o volume de bens produzidos que necessitam de uma logística adequada para chegar ao cliente final, os custos logísticos hoje são responsáveis por parte da economia do país. De que forma?

Vamos utilizar o exemplo dos transportes. Esses aumentam os custos dos produtos e, levando em consideração esse aspecto, não podemos deixar passar a importância do gerenciamento dos Custos Logísticos como sendo um fator determinante para o custo final do produto e claro, seu consumidor final, a população que os adquire. Os motivos que tornam essa custo alto no Brasil são:

Condição das estradas, que aumenta o custo com manutenção e combustível.

Tarifas portuárias altas.

Ineficiência do transporte ferroviária.

Desqualificação da mão de obra.

No entanto, vamos salientar que os custos logísticos não são somente aqueles ligados ao custo de transportar.

Assim, os custos logísticos são formados por quatro elementos básicos:

Custos com armazenagem.

Custos com processamento de pedidos.

Custos com estocagem.

Custos com transportes.

Desta forma, a relevância de se avaliar e analisar custos estão diretamente voltadas ao bom funcionamento da empresa. Isso porque somente quando se sabe exatamente o custo operacional de uma organização é que se poderá elaborar um preço de venda equilibrado e justificado, trazendo benefícios a mesma e, consequentemente ao cliente.


6 visualizações0 comentário