Buscar
  • Zinário Silva

Gestão de seguros

Atualizado: Jul 19



Entende-se por seguro a operação que toma forma jurídica de um contato, em que uma das partes, no caso o segurador, se obriga para com a outra parte, o segurado ou beneficiário. Essa transação ocorre mediante o recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (riscos), indicado no contrato.

De acordo com a natureza dos riscos, os seguros ainda podem ser classificados em: seguros de pessoas, danos patrimoniais, prestação de serviços e seguros de renda. Já os seguros de cargas são três: um feito pelo embarcador e dois pelos transportadores. Vale ressaltar que o Seguro de transporte nacional é obrigatório.

O transporte de carga é considerado de alto risco ante ao índice elevado de roubos e a precariedade das estradas do país. Nós outros modais de transporte, apesar de haver uma menor frequência de acidentes e roubos, quando ocorre a perda da carga, é sempre alta, e geralmente ocorre perda total da carga.

No entanto, é importante descartar que, quando se tratar de logística internacional, o seguro irá também depender do modal e do Incoterm (cláusulas de compra e venda) utilizados.

8 visualizações0 comentário