Buscar
  • Zinário Silva

Custos operacionais

Atualizado: Jul 19



Devido ao crescimento das empresas e aumento da distância entre administrador e pessoas administradas, a contabilidade de custos passou a ser encarada como uma forma eficiente no auxílio do desempenho dessa nova função, a gerencial.

A contabilidade de custos foi criada e mantida com a finalidade básica de avaliação de estoques. Por essa razão, são necessárias certas adaptações quando se deseja desenvolver outro potencial de custos.

Em geral a contabilidade de custos tem duas funções relevantes: no auxílio ao controle e na ajuda às tomadas de decisões. No que diz respeito ao controle, sua missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamento e previsões. No que tange à decisão, seu papel refere-se à alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo.

Assim, a competitividade nas organizações, sejam essas industriais, comerciais ou de serviços, fazem do custo um relevante aspecto nas tomadas de decisões. Isso porque devido à alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços de acordo com os custos incorridos, e sim com base nos preços praticados no mercado em que atuam. O conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável; ou se não rentável, se é possível reduzi-lo.

1 visualização0 comentário